sábado, 23 de agosto de 2008

Adriana Calcanhotto em Florianópolis





Noite de casa cheia no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis/SC. A cantora e compositora Adriana Calcanhotto realizou uma única apresentação, no dia 11 de agosto, e foi recebida com absoluta adoração por quase mil pessoas. O show integra a turnê do disco Maré, lançado este ano.

“É um prazer voltar a Florianópolis”, sorriu Adriana. Os lábios, vivamente rubros, contrastavam com a palidez delicada dos tons de pálidos que marcam o desenho do seu rosto. “Vocês devem achar que eu falo isso em todos os lugares... E eu falo mesmo”, brincou. “Mas aqui é verdade”.

A presença encantadora da gaúcha deixou o público fascinado. O silêncio, que prevalecia absoluto durante a execução das músicas, só era rompido por explosões de palmas, além de risadas ocasionais, provocadas por comentários sutilmente divertidos de Adriana antes de determinadas canções.

Repertório

O show começou com Maré, composição de Moreno Veloso letrada pela cantora – um casamento muito bem sucedido. A música seguinte, Três, é um trabalho fabuloso de Marina Lima, com letra genial de Antônio Cícero, que entrou no repertório do último disco depois de ser descoberta pela cantora acidentalmente, em um programa de televisão.

Foi paixão ao primeiro acorde, como relata Adriana em seu site oficial. “Fiquei doida e, a cada sílaba que ela cantava, eu ficava mais. Quando a música terminou, eu só sabia que era minha e estaria no Maré.” Três também faz parte do repertório da mineira Ana Carolina, mas a total entrega de Adriana à interpretação da peça, com toda a suavidade sonora que lhe caracteriza como artista, enriquece ainda mais a performance da composição.


As músicas mais recentes prevaleceram no repertório do show. Além de Maré e Três, vale destacar, do disco novo, a presença das canções Seu Pensamento, Para Lá (música de Adriana e letra de Arnaldo Antunes) e Mulher Sem Razão (parceria de Dé Palmeira e Bebel Gilberto letrada por Cazuza).

Para deleite do público, ainda houve espaço para Mais Feliz, Esquadros, Vambora, Marinheiro e o maior sucesso de Adriana, Devolva-Me, no bis. A cantora também surpreendeu com a execução de Deixa o Verão, de Rodrigo Amarante (Los Hermanos), e Meu Mundo e Nada Mais, clássico da década de 70 de autoria de Guilherme Arantes.

Projeto Maré

O disco Maré (2008) é a segunda parte de uma trilogia sobre os mistérios e sutilezas do mar, idealizada por Adriana. A cantora iniciou o projeto em 1998, com Marítimo, que apresentou canções marcantes como Vambora, Mais Feliz e uma deliciosa versão de Por Isso Eu Corro de Mais, composição de Roberto Carlos.

As canções do repertório do álbum rompem com a simplicidade bem humorada e maternal de Adriana Partimpim (2004), pseudônimo de Calcanhotto em seu projeto musical direcionado ao público infantil. Exceto pela presença de Um Dia Desses - uma cantiga inocente que se encaixaria muito bem nos shows para crianças -, em Maré Adriana se distancia dessa realidade e explora a imersão em sensações sufocantes, permitindo-se apenas alguns momentos de respiro.

Ouvir Maré é uma experiência para um fim de tarde na praia, depois que o sol perde o brilho e o céu torna-se cinzento. Para curtir com os pés enterrados na areia fria, sentindo o vento transformar em cristais gélidos as gotas de água que permanecem no corpo.


Artist: Adriana Calcanhotto
Album: Maré
Year: 2008
Quality: 192kbps
File size: 47.45 MB








01. Maré
02. Seu Pensamento
03. Três
04. Porto Alegre (Nos Braços de Calipso)
05. Mulher sem Razão
06. Teu Nome Mais Secreto
07. Sem Saída
08. Para Lá
09. Um Dia Desses
10. Onde Andarás
11. Sargaço Mar

DOWNLOAD OPTIONS
Mediafire


Artist: Adriana Calcanhotto
Album: Perfil
Year: 2001
Quality: 320kbps
File size: 101.83 MB







01. Devolva-me
02. Mais Feliz
03. Inverno
04. Mentiras
05. Esquadros
06. Cariocas
07. Vambora
08. Por Isso Eu Corro Demais
09. Maresia
10. Metade
11. Senhas
12. Marina
13. Naquela Estação

DOWNLOAD OPTIONS
Part 1 (tracks 1 to 7): Mediafire
Part 2 (tracks 8 to 13): Mediafire

3 opiniões:

Anônimo disse...

Laís,
Parabéns pelo blog! Ótimos textos. Bom demais poder ler uma matéria sobre um show, espiar uns vídeo, ver umas fotos (valia deixar mais claro que a foto do show é tua, talvez com uma observação no texto do tipo - "foto ao lado") e ainda baixar o disco pra conferir!

Não deixe de nos presentear com "pacotes multimídia" tão raros. E keep on moving...

(escutando "memory motel" na foxytunes...)

Abs,

Anônimo disse...

ops, "espiar uns vídeo" ficou demais no comentário acima. Desculpem o erro de digitação e a falta de revisão.

Laís disse...

opa, um comentário! hehe
Pois é, na hora nem pensei em creditar as fotos certinho, mas vou lembrar disso da próxima vez.

yeah, we're moving on, no matter what it takes

valeu, professor! apareça sempre!

abraço!