quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Kid Vinil lança Almanaque do Rock


Clique na imagem para comprar (R$ 39,90)

O músico e radialista Kid Vinil lança hoje seu Almanaque do Rock, pela editora Ediouro, às 19h, na Fnac da Avenida Paulista, em São Paulo. O livro traz o olhar de Kid sobre a história rock n' roll no Brasil e no mundo, destacando os principais nomes e acontecimentos que contribuíram para a expansão e popularidade do estilo.

"O rock é um gênero que se reinventa através das novas gerações. Sempre há uma maneira nova de contar uma história para uma nova geração. Este é o segredo do rock, é fazer dando uma cara nova", disse Kid, em conversa com admiradores e curiosos há poucos minutos, no Bate-Papo UOL.

Na opinião do radialista, o sucesso de uma banda não depende apenas do talento e da qualidade musical. É preciso ter carisma, boa química e, principalmente, competência no palco. "Não adianta gravar algo maravilhoso e no palco serem apagados. É onde veremos se são legais ou não".

Adeus CDs

A análise de Kid sobre a crise no mercado fonográfico é crua e direta: a mp3 representa a morte das gravadoras, pois o CD perdeu espaço e elas não podem mais sobreviver das vendas de discos.

"Algumas gravadoras estão tentando ressuscitar o vinil. É uma maneira de tentar driblar o download. Com isto vira uma coisa cult e ao mesmo tempo simpática. É mais difícil ressuscitar o cassete, o vinil tem muito mais tradição", observa.

Kid também comentou o posicionamento das bandas diante desta nova realidade. Ele considera que muitas delas estão pensando em maneiras para aproximar o público via internet. Idéias como a do Radiohead - que disponibilizou seu último álbum, In Rainbows (2007), para download, permitindo aos usuários pagar o valor que achassem justo - funcionam, acredita o radialista.

0 opiniões: