quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Pink Floyd - Animals [1977]

O Pink Floyd surgiu em meados da década de 60, quando o jovem compositor Syd Barrett assumiu as guitarras e os vocais de uma banda formada por três estudantes da Escola Politécnica de Arquitetura de Londres: Roger Waters, Rick Wright e Nick Mason. O trio, que antes se chamava Sigma-6, aceitou a sugestão do novo integrante e trocou o nome da banda para Pink Floyd em homenagem aos bluesman PINK Andrerson e FLOYD Council. O primeiro álbum, Piper at Gates of Dawn, gravado pela EMI no estúdio Abbey Road, é considerado por muitos o precursor do Rock Progressivo. Um ano depois do lançamento do disco, Syd Barrett, mentalmente abalado pelo uso excessivo de LSD, já não conseguia mais tocar ou cantar como antes e teve que deixar a banda. Roger Waters convidou o guitarrista David Gilmour, amigo dos tempos de colégio, para fazer parte do grupo, e, a partir daquele momento, a dupla passou a dividir as composições. Dessa parceria nasceram obras como Dark Side of The Moon, em 1973, Wish You Were Here, em 1975, e Animals, em 1977. Este último marca o início do predomínio de Roger Waters em relação aos outros músicos da banda. Insatisfeito com o monopólio de Waters, David Gilmour abandonou o grupo no início da década de 80. Roger Waters anunciou o fim da banda em 1986, mas Gilmour ganhou na justiça o direito de posse do nome Pink Floyd e voltou com força total no ano seguinte, lançando A Momentary Lapse Of Reason. O último álbum de inéditas do Pink Floyd, The Division Bell, foi lançado em 1994.


01. Pigs On The Wing (Part 1)
02. Dogs
03. Pigs (Three Diferent Ones)
04. Sheep
05. Pigs On The Wing (Part 2)

DOWNLOAD OPTIONS
Rapidshare / Badongo / zSHARE / Megaupload




Animals, lançando em 1977, é o 12º álbum de estúdio do Pink Floyd. É um disco conceitual, isto é, todas as músicas abordam um mesmo assunto. O conteúdo é inspirado na obra "A Revolução dos Bichos" (Animal Farm, no original), do britânico George Orwell. O livro narra a história metafórica de uma fazenda em que os animais se libertam dos humanos para retratar as condições injustas da sociedade capitalista. Todas as músicas do disco recebem nomes de animais. "Dogs", por exemplo, fala dos capitalistas selvagens, e "Sheep" refere-se ao povo oprimido. Animals marca o início do monopólio de Roger Waters sobre a banda: das cinco canções, quatro são composições do músico.

Destaque: "Dogs" é fruto da parceria Waters/Gilmour, é a maior faixa do disco, com mais de 17 minutos e é a minha preferida, apesar de ser impossível escutar o disco de forma fragmentada.

1 opiniões:

Unknown disse...

Gosto muito de Pink Floyd, Consegui o disco "animals" e Passo o dia escuando o Classico, que inclusive fala muito bem de uma grande revolução que acabou de começar... muito interessante mesmo!